A ideia para formação da associação começou com um pequeno grupo de amigos pesquisadores da Unicamp, que tinham o hábito de se reunir para conversar sobre tecnologia. Nas conversas, era comum surgir temas envolvendo o futuro da IoT, da inteligência artificial, da análise de dados e o mundo de novas oportunidades trazidas com elas.
Os temas das conversas não era nenhuma surpresa. Hoje, há uma grande hype envolvendo temas como IoT, Machine Learning e Big Data e diversos grupos de engenheiros e entusiastas debatem sobre o tema. No caso particular da IoT, apesar de toda a animação em torno do assunto, ainda há um grande espaço para a melhora, principalmente no cenário brasileiro. Por exemplo, todos os integrantes já participaram de palestras ou hackathons envolvendo o tema IoT e chegaram a uma conclusão em comum. Não há um diálogo unificado entre as diversas comunidades de IoT brasileiras. Cada evento traz consigo suas próprias tecnologias, terminologias, e ideais, sem contemplar as das outras comunidades. Isso é ruim em múltiplos planos. Sem unificação, a curva de aprendizado se torna mais íngreme, e dificulta a entrada de novos participantes. Além disso, há dificuldade de colaboração entre grupos de comunidades distintas, por não terem um ponto de referência tecnológico em comum.
Esse problema não é exclusivo do Brasil. A IoT ainda é um termo muito novo, sujeito a diferentes tipos de definições em artigos científicos e sem muita padronização. Graças a essa situação, o grupo de amigos resolveu abrir a associação brasileira de IoT com objetivo de criar um portal capaz de unificar o diálogo do IoT no Brasil. O portal irá fornecer as últimas notícias sobre a IoT no mundo, produzir conteúdo tanto para iniciantes quanto para especialistas, construir shields,promover encontros e eventos e etc. O grande objetivo é criar o diálogo unificado que ainda não existe no país.
Criamos a iot.org.br para ser a referência nacional sobre IoT e precisamos da sua ajuda para crescer e melhorar o cenário brasileiro de IoT. Junte-se a nós.